Classificados no campeonato vão disputar a fase nacional, que acontece de 28 de outubro a 19 de novembro
Judô paranaense 1º de outubro de 2020 Por ISABELA LEMOS I Arte GUSTAVO BATISTA Curitiba – PR
No último final de semana, os judocas paranaenses disputaram a final do Campeonato Paranaense Funcional de Judô. Transmitido por meio do YouTube da FPrJ, o certame aconteceu ao longo de todos os finais de semana do mês de setembro, sendo a final realizada em 26 e 27 de setembro. A competição classificatória para o Campeonato Nacional de Judô Funcional teve 22 mil visualizações ao longo do mês de setembro. A fase nacional proposta pela CBJ acontecerá entre 28 de outubro e 19 de novembro.
Além do alto número de visualizações, o Paraná bateu recorde e superou o número de inscritos de todas as federações estaduais, totalizando 166 inscritos em uma única competição. O coordenador geral do evento, professor faixa preta san-dan (3º dan) Guilherme Tonietto, afirma que o Campeonato Paranaense Funcional surpreendeu positivamente a todos: participantes, organizadores e público em geral.
Guilherme Tonietto, professor faixa preta san-dan (3º dan) e coordenador geral do evento
“Consideramos este primeiro evento um marco na história da Federação Paranaense de Judô. Diversas pessoas que acompanharam já estão pedindo por novas etapas e eventos neste mesmo formato. Como coordenador geral do evento, tenho certeza de que este foi o primeiro evento virtual de muitos que ainda estão por vir. Gostaria de agradecer especialmente ao presidente Luiz Hisashi Iwashita, que acreditou em nosso projeto e nos apoiou em tudo que foi possível”, considerou Tonietto.
O campeão sênior masculino (+73kg) e judoca faixa preta sho-dan (1º dan), James Camargo, falou sobre a sua primeira experiência em um campeonato virtual.
O judoca faixa preta sho-dan (1º dan), James Camargo, afirma que voltar a competir é também cuidar da saúde mental e física
“Aprendi muito com esta competição. Ela foi muito importante, acredito que ajudou muitos atletas a voltarem a ter foco e retomarem as atividades durante esse período. Não se trata somente de voltar a competir, mas sim de cuidar da saúde física e mental”, disse o peso leve da Associação Iguaçuense de Judô.
A campeã do sub-15 do feminino (+52kg) e judoca faixa roxa, Beatriz Marconi, revela que deu o máximo de si no certame e que a competição é um dos grandes motivos para os judocas continuarem incentivados a treinar forte neste momento.
“Achei muito legal a iniciativa da FPrJ de realizar um campeonato neste período de pandemia. Foi uma experiência muito boa, gostei muito de ver outras pessoas competindo novamente. Isso dá mais adrenalina para competirmos e acredito que a organização do evento ajudou bastante nesse sentido”, afirmou a meio-médio da Associação de Judô Lemanczuk Júnior.
A campeã do sub-15 do feminino (+52kg) e judoca faixa roxa, Beatriz Marconi
Diversos departamentos da FPrJ estiveram por trás da organização do evento, sendo a equipe composta por 13 pessoas: Diogo Guilherme Tonietto, coordenador geral do evento; Celso Ogawa, coordenador de rendimento; Francisco de Souza, coordenador de arbitragem; Rodrigo Marcelo Tonietto, coordenador técnico; Carlos André Kussumoto, coordenador de eventos; Gustavo Batista, coordenador de marketing; José Rafael da Costa Santos, coordenador de TI; Diego de Oliveira Souza, suporte de TI; Nayla Maria Salvador, suporte de TI; Arthur Armelin de Oliveira, mediador; Vinicius Azevedo Marcondes, mediador; Edegar Kimura, mediador; e Pedro Felipe Braga Tonello, mediador.
A arbitragem da competição ficou por conta de Vitor Cesar Moreira (FIJ B), Ney Mecking (FIJ C), Maiky Palhano (Aspirante A FIJ), Marcelo da Silva Bueno (Aspirante A FIJ), Anderson Garcia (Nacional A), Fernando Santos (Nacional A), Lucas Zevirikoski (Nacional A), Marco Suguimati (Nacional B), Gilberto Carneiro (Nacional B), Vitor Lavandoski (Estadual C), Derli Junior (Estadual C) e Rebeca Da Silveira (Estadual C).
Atletas convocados para o Campeonato Brasileiro Funcional de Judô
Sub-13 Feminino:
– Até 42kg: Luana Costa Queiroz
– Mais de 42kg: Éllyda Franciele da Costa Knoth – Bom Jesus (Campeã)
Sub-13 Masculino:
– Até 42kg: André Marcos Lemos Pereira – Judô Lemanczuk Junior (Campeão)
– Mais de 42kg: Gabriel Coelho Gameiro – Dojô Otto Judô
Sub-15 Feminino:
– Até 52kg: Amannda Packoski Santos – Academia Randori/Guairacá
– Mais de 52kg: Beatriz Pedroso de Morais Marconi – Judô Lemanczuk Junior (Campeã)
Sub-15 Masculino:
– Até 60kg: João Lucas Jacob Alves Lira – Judô Tonietto (Campeão)
– Mais de 60kg: Kauã Vitor da Cruz Pereira – Associação Esportiva Juventus
Sub-18 Feminino:
– Até 57kg: Victória Mara Chustak – Dojô Otto Judô
– Mais de 57kg: Geane Fatima Rodrigues – Dojô Otto Judô (Campeã)
Sub-18 Masculino:
– Até 66kg: Davi Leonardo Silva Lemanczuk – Judô Lemanczuk Junior (Campeão)
– Mais de 66kg: João Victor Marés da Costa – Judô Kussumoto
Sub-21 Feminino:
– Até 63kg:Juliana Narimatsu – Associação Iguaçuense de Judô
– Mais de 63kg: Bruna Flores Bereza – Judô Tonietto (Campeã)
Sub-21 Masculino:
– Até 73kg: Leandro Georgete Alves – Judô Tonietto (Campeão)
– Mais de 73kg: Jhonathan Elias Machado – Academia Randori/Guairacá
Sênior Feminino:
– Até 63kg: Mariana Yajima Maldonado – Instituto Nintai do Brasil
– Mais de 63kg: Ana Carolina Galvão Marchiotto – Judô Celso Ogawa (Campeã)
Sênior Masculino:
– Até 73kg: Rodrigo Luiz Rocha dos Santos – Mirai Dojô
– Mais de 73kg: James Willian Xavier Camargo – Associação Iguaçuense de Judô (Campeão)
Veteranos até F3 Feminino:
– Até 63kg: Suellen Senna – Sociedade Morgenau (Campeã)
– Mais de 63kg: Jamile Less Machado – SEPAM
Veteranos até M3 Masculino:
– Até 73kg: Wellington Berbell – Judô Okano
– Mais de 73kg: Diogo Guilherme Tonietto – Judô Tonietto (Campeão)
Veteranos F4 acima Masculino:
– Até 73kg: Julio Kazuya Fujita – Sociedade Morgenau
– Mais de 73kg: Mauricio Neder – Associação A. Banco do Brasil Curitiba
Comentários