Nas últimas semanas o Paraná obteve resultados expressivos no Campeonato Mundial Escolar (Gymnasíade) e no Campeonato Mundial Veteranos.
Por: Leandro Georgete
Foto: Divulgação
Grandes atletas, grandes resultados. Quase um lema para o Paraná no fim do mês de outubro e neste início de novembro. Nesse período tivemos as disputas do Gymnasíade, no Bahrein, uma competição que se iguala ao campeonato mundial da categoria escolar. Também houve o Campeonato Mundial de Veteranos, promovido pela Federação Internacional de Judô.
Mundial Escolar
No Bahrein, três paranaenses estiveram na disputa do campeonato estudantil mais importante do mundo. Valentina Demeterco (-70kg) e João Lira (-66kg), da Sociedade Morgenau, e Anthony Albano, do Instituto Nintai do Brasil (INB).
Foto: Divulgação
Com a experiência internacional, João Lira passou pelo atleta turco nas oitavas de final e enfrentou dois judocas do Azerbaijão na sequência, para chegar na final do mundial. Após uma final contra o atleta ucraniano, Lira venceu e levou o nome do Paraná e do Brasil para o lugar mais alto do pódio, com a trilha sonora do hino nacional brasileiro ao fundo.
Já Valentina estreou na competição contra a atleta da Argélia e foi avançando na competição contra judocas do Azerbaijão nas quartas de final e na semifinal contra a marroquina. Infelizmente na final, sofreu a derrota para uma húngara, ficando com a medalha de prata, uma conquista gigantesca para o estado.
Foto: Divulgação
Anthony acabou sofrendo o revés para um atleta do Azerbaijão nas quartas de final, e também na repescagem, para o judoca argelino.
Mundial Veteranos
Agora em Las Vegas, o Paraná teve um tetracampeão mundial em ação, conquistando seu quinto título. O sensei Maurício Neder, da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) buscou o seu quinto campeonato mundial vencendo seus quatro confrontos em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Foto: Gabriela Sabrau/IJF
Sensei Neder começou a jornada venceu o cazaque Kintal Islamov, passou nas quartas de final pelo atleta da casa, Wayne Dickinson e venceu a semifinal em cima do irlandes Paul Cummins. Na final, enfrentou o suiço Gilbert Pantillon, saindo do confronto com a medalha de ouro no peito.
A Federação Paranaense de Judô parabeniza também todos os atletas veteranos que estiveram em Las Vegas representando o estado e também o Brasil, em uma grande competição que eterniza momentos únicos do Judô.
Comments