Paranaenses brilham no Rio de Janeiro e na Alemanha
- sitefederacao
- 25 de mar.
- 2 min de leitura
Judocas do estado conquistaram cinco medalhas internacionais neste mês de março.
Por: Leandro Georgete

O judô paranaense segue mostrando sua força e talento nos tatames, tanto no cenário nacional quanto no internacional. Recentemente, três atletas do estado brilharam na Copa Pan-Americana Júnior de Judô, realizada no dia 14 de março, no Rio de Janeiro. A competição faz parte do processo classificatório para os Jogos Pan-Americanos Júnior - Assunção 2025 e, ao fim do torneio, os judocas medalhistas puderam colecionar mais pontos no ranking pan-americano rumo à principal competição multiesportiva de base das Américas.
João Lira (-66kg), da Sociedade Morgenau, e Nycolly Carneiro (-52kg), da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), conquistaram medalhas de bronze. A dupla conquistou 80 pontos no ranking.

Já Gustavo Milano (-100kg), também da AABB, sagrou-se campeão de sua categoria, trazendo a medalha de ouro para o Paraná e dando um passo muito importante para a classificação aos Jogos de Assunção 2025.

O bom momento dos judocas paranaenses não parou por aí. Neste último fim de semana, sete atletas do estado estiveram na Alemanha para participar de dois dos mais tradicionais estágios internacionais do judô europeu: o Thuringia Cup de Bad Blankenburg e o International Masters de Bremen.
No International Masters de Bremen, três atletas disputaram a categoria Cadete (Sub-18): Murilo Martins (-66kg), da Academia de Judô Randori, Miguel Ferreira (-60kg), da Sociedade Morgenau, e Gabriel Derbli (-90kg), do Judô Lemanczuk Jr.. Na classe Junior (Sub-21), os representantes foram João Lira (-66kg) e Gustavo Milano (-100kg), repetindo a dupla paranaense que foi destaque da Copa Pan-Americana.
Em Bremen, Milano confirmou a boa fase de treinos e competições e saiu mais uma vez com a medalha dourada no peito, e no lugar mais alto do pódio.

Enquanto isso, no Thuringia Cup de Bad Blankenburg, Valentina Demeterco (-70kg), da Sociedade Morgenau, competiu na classe Cadete, enquanto Nycolly Carneiro (-48kg), da AABB, participou na classe Junior. Valentina que representou muito bem o Brasil e nosso estado, conquistou a medalha de ouro ao vencer outra brasileira na final.

A participação nos eventos internacionais foi uma oportunidade valiosa para os judocas paranaenses ganharem experiência, aprimorarem seu nível técnico e se consolidarem no cenário competitivo global. Para muitos deles, esses desafios são passos importantes rumo a objetivos maiores, como a disputa de campeonatos mundiais.
O desempenho dos atletas reforça o trabalho árduo das academias e associações paranaenses, além do suporte da Federação Paranaense de Judô no desenvolvimento e fortalecimento da modalidade no estado.
Comments