Tiago Camilo esteve ontem dia 06 de março em Londrina para inaugurar mais um Polo do Instituto Tiago Camilo, primeiro no Paraná.
O Presidente da Federação Paranaense de Judô, Sensei Helder Faggion esteve presente e prestigiou o evento.
Sobre o Instituto
Em 5 de junho de 2012, iniciamos o projeto Instituto Tiago Camilo, localizado no bairro de Paraisópolis, Zona Sul da cidade de São Paulo, área que concentra uma das maiores comunidades do país.
Buscando a implementação de políticas favoráveis aos mais vulneráveis, o projeto se manteve em expansão para outras localidades, desenvolvendo um trabalho sério voltado para áreas como esporte, educação e cultura.
Com o atendimento direcionado a crianças e adolescentes de 5 a 18 anos, o Instituto tem por objetivo colaborar de forma efetiva na construção do caráter de cada indivíduo, para, assim, transformar a sociedade em que vivemos. Em 9 anos de projeto, já impactamos direta e indiretamente a vida de mais de 12 mil pessoas.
Missão
Fazer do judô uma ferramenta de integração e transformação social, despertando virtudes humanas em nossos alunos e preparando-os para a vida.
Visão
Incluir participação do judô nas escolas públicas como disciplina complementar do currículo de Educação Física.
Valores
Respeito, honestidade, cortesia, honra, amizade e ética.
Metodologia
O Método Tiago Camilo traz em seu programa valores do bushido (código de ética dos samurais), além de todo desenvolvimento comportamental e físico. As técnicas de judô têm grande valor educativo, pois promovem a possibilidade de superar suas próprias limitações.
Tem por preceitos básicos o respeito, a disciplina, autoconfiança, equilíbrio, concentração, humildade, perseverança, determinação, solidariedade e resiliência.
O judô é um esporte coletivo que contribui para a interação com outras crianças, ensinando a importância de ouvir, esperar sua vez e lidar com momentos de frustrações e conquistas.
Temos conhecimento da preocupação dos pais e das escolas em estimular a prática de esportes (26,8% deixam de praticar esporte até os 15 anos) e de repassar valores e conceitos morais para as crianças.
Assim, considerando a importante missão de construir esses pilares dentro das escolas públicas e privadas, adequamos a metodologia às diretrizes da BNCC e de todas as competências específicas de Educação Física para o Ensino Fundamental.
Comentários